Uma Nova Guerra Fria?



A Coréia do Norte está testando mísseis, fazendo pesquisas nucleares e talvez até fabricando bombas deste tipo. Os EUA não querem de forma alguma que a península coreana contenha armamenteo nuclear e já respondeu à esses testes mandando 12 caças supersônicos para uma base no Japão. Os japoneses por sua vez entraram em um acordo com a Rússia para esquecer um pouco o problema diplomático entre eles e ficarem juntos na defesa contra os coreanos, pois eles sim constituem uma ameaça.


É no meio dessa tensão que o mundo está vivendo, para ajudar, o Irã está fazendo teste de missil de longo alcance, o que gera uma tensão no Oriente Médio (como se lá já não fosse tenso) e também chamou a atenção dos EUA. Em meio a tudo isso o Brasil também atraiu, não só os EUA, como também, a Europa quase que inteira.

O Brasil? Sim, o Brasil.
O Brasil está enriquecendo Urânio e o que é melhor, tem a melhor tecnologia do MUNDO para isso. Para saber mais leia o post Brasil, uma potência nuclear.

No que isso pode mudar o mundo?
Muito, vocês se lembram da última Guerra Fria?
Eu não me lembro, pois ainda nem se quer tinha nascido, mas eu estudei sobre e sei que foi após a Segunda Guerra Mundial e que só fez os EUA se reafirmarem como potência global.

Pode também essa Guerra Gelada se tornar quente e provavelmente a Terceira Guerra Mundial, mas isso é pouco provável, por enquanto estão só medindo forças e ambos os lados estão com medo. Uma guerra de verdade vai demorar para acontecer, enquanto isso, o Brasil fica quietinho no lugar dele enriquecendo urânio e fazendo pesquisas de aeronáutica e marinha.

A mídia, como sempre, está apenas divulgando as notícias, mas de forma alguma fala para as pessoas o que está acontecendo, até porque pode gerar preocupação, caos e pressão da opinião pública e governo nenhum quer isso. Com isso caimos em um outro problema da atualidade, que seria sobre a nova forma de censura na mídia, mas isso é assunto para outro post.

Voltando ao assunto principal, que é a nova guerra fria. Um dos possíveis resultado é bom para o Brasil, não que ele vá sair dessa guerra, que está acompanhada de uma crise financeira como uma potência mundial, mas pode sair dela muito mais forte e com uma notoriedade internacional muito mais ampla a sua influência na ONU e também em decisões de grupos internacionais aumentaria e assim o caminho para virar um país de desenvolvido estaria mais curto.

O outro possível fim seria eclodir uma guerra, os recursos naturais ficarem escassos, e essa guerra se voltar contra o Brasil, pois é o país onde o território inteiro é agricultável, tem a maior rede fluvial do mundo e a maior floresta tropical também. E esse cenário não é nada bom para o país, a não ser que ele consiga sair como vencedor e ter um certo controle sobre o resto do mundo, claro juntamente com os EUA que, em troca, vai pedir algo a nós...

Só nos resta torcer para que a guerra não aconteça, pois em uma guerra não há vencedores.
O mundo hoje não tem um "Muro de Berlim" dividindo o planeta em duas partes, o que só torna isso pior, pois antes os inimigos tinham um lado certo do globo, hoje, podem estar ao seu lado e você nem saber.
O Brasil, por exemplo, está indo na contramão e até queria fazer uma embaixada na Coréia do Norte, porém com os testes nucleares suspendeu seus "projetos" no país, além de ter um bom relacionamento com Chávez, e Lula quer seu terceiro mandato.

Será o que Brasil é a grande carta na manga dos olhos puxados?

Vamos esperar.

12 Papearam...:

Marcus Vinicius disse...

O Brasil ia fazer uma embaixada na Coréia do Norte, mas suspendeu isso no momento da realização dos testes nucleares.

Muito menos Lula quer o terceiro mandato. Os próprios parlamentares do PT foram orientados a votarem contra a PEC proposta.

BurnS disse...

Não entendo muito de guerras
E estou por fora do assunto , mais adorei seu blog, parabens

Raiana Reis disse...

Olá, mais uma vez por aqui... Parabéns pelo conteúdo, temos mesmo que refletir sobre esses problemas e estar atentos ao que acontece pelo mundo!
Ah, gostando tanto do conteúdo daqui... vim te trazer também o selo Tocou! :
Olá!Quem não conhece a frase “isso me toca profundamente...”? Ou tantas formas de dizer algo que realmente emociona vc?! Pra falar do que toca ao coração ou n’alma o blog Tocou! Tem criado vários diálogos sobre diversos assuntos que tocam nossos sentimentos... Pode ser um filme, um livro, um comercial, uma cena da vida real... enfim, O que te toca?!

Acreditando que a melhor parte desse mundo blogueiro seja a troca de ideias e informações entre os participantes, o Tocou! Criou um selo para interagir e dizer a outros blogs como o seu: Esse blog é ‘tocante’! ;)

Regras:
1 - exibir a imagem do selo “Tocou!” que você recebeu;
2 - postar o link do blog que te indicou;
3 - indicar 5 blogs de sua preferência;
4 - avisá-los da indicação;
5 - dialogar sobre ‘o que te toca’ em algum post do www.tocou.blogspot.com
6 - citar 5 ‘coisas’ que mais te toca o coração!
7 - publicar as regras;

Vai lá pegar seu selo?!
Abraços, Raiana

Belarmino disse...

Marcus Vinicius

O Brasil suspendeu, mas por que queria? Qual a intenção de fazer diplomacia com eles?

Os parlamentares do PT podem votar contrar, mas que o nosso presidente quer isso é evidente, querer não é poder, ainda bem!

Inez disse...

Desta vez se a Coreia do Norte continuar criando armas atômicas e testando seus misseis ach que nõ ficará só na guerra fria.

luis Fernando s disse...

Isso pode dar uma M

A Coreia e o Iran são muito sensíveis, pode se juntar e criar problemas para os Estados Unidos

Antonoly disse...

No caso do Brasil, o enriquecimento do urânio tem finalidade energética, é para as nossas usinas nucleares em Angra dos Reis.

Fabiana Borges disse...

Parabéns pelo Blog!

O problema da Guerra ( fria ou não) envolve uma série de questões de questões- tenho q amadurecer o pensamento para opinar! ;)

ED CAVALCANTE disse...

Rapaz, acho todas essas hipóteses catastróficas demais. A inteção da Coreia do Norte não é a guerra. Eles querem barganhar para ganhar espaço no cenário politicao asiático. Acredito que o desfecho dessa história será numa mesa de negociação!

Unknown disse...

cara,a coreia do norte ta nem ai pro resto do mundo,vai rolar é guerra do jeito que esta.

fria?por enquanto.

Roberta Najar disse...

Acho que independente do Brasil estar ou não envolvido, isso envolve o mundo. Envolve as pessoas e é incrível a vontade que elas tem de guerriar umas com as outras... e nós.. somos meros telespectadores... e vítimas... é ridículo!.

CLEITON CAC disse...

Espero que isso não venha realmente a misturar o Brasil no meio de guerras, o mundo precisa de paz urgente e aqui no nosso pais ja tem mortes demais, seu blog é 10!!!

Postar um comentário

Faça o bem para um blogger, comente. Pois comentar não tira pedaço!

 
©2009 .: Papeando.net :. | Template by TNB | Modificado por Arthur Alves