Estou de volta com o Papo de Blogueiro. São entrevistas com outros blogueiros que se destacam nesse mundo maluco que é a blogosfera. Após Kel do TPM e Felipe Neto do Controle Remoto, hoje temos, ele, sim, ele mesmo.
Nome: Guilherme Lautenschläger
Idade: 22
Atividade: Blogueiro, gestor de qualidade publica, assistente de RH, consultor de mídias digitais.
Blog: Caixa PreTTa – www.caixapretta.com.br
Cachê pela entrevista: 4 bolinhos de batata e 2 cervejas
Boa noite, Guilherme, é um prazer lhe receber aqui no Papeando.net.
Como sempre, em primeiro lugar, quando e por que você se tornou um blogueiro?
Tudo começou há remotos 2 anos quando o Sr. Thiago Saes no auge da sua sapiência chegou e me disse:
- Cara, vamos fazer um blog para juntarmos em um único lugar as coisas mais bacanas e interessantes que temos acesso na internet?
E eu disse:
- Meu, vamos terminar este jogo (PES 6, Internazionale X Milan) e depois conversamos sobre isso.
Mas 1 hora depois abrimos o Blogger e começamos a caminhada rumo a fama, dinheiro e mulheres gostosas. Só nos faltam os dois primeiros. “hahaha”
O CP (Caixa PreTTa) foi seu primeiro blog? O que você aprendeu com ele nessa longa jornada?
Sim, ele foi o meu primeiro blog.
Perguntinha difícil essa sobre aprendizagem, não?! Mas vamos a uma reflexão quase filosófica.
- Você não conseguirá ficar rico com seu blog.
- Ficar famoso e ir dar uma entrevista para o Jô você pode riscar da sua lista.
- Ter as mulheres aos seus pés porque você tem um blog famoso nem pensar.
- 96% dos blogueiros são nerds.
- As pessoas não gostam muito de comentar sua postagens boas, mas as que você errar alguma coisa certamente baterão recordes de comentários em seu blog.
- Blogar sozinho não é fácil e nem tão difícil, mas se passar de dois no mesmo blog posso prever sérios problemas de comunicação e entendimento do foco.
- Se alguém plagiar seu post ignore o fato, ficar de mimi é quase tão infantil quanto ter plagiado. Mas se for reclamar, certifique-se que você está completamente certo.
- Não de bola para rankings blogosféricos, na maioria das vezes eles não refletem coisa alguma.
- Tenha conhecimentos básicos da língua portuguesa. E mesmo assim, passar por um verificador ortográfico antes de postar é sempre um boa pedida.
Poderia numerar mais uns 15 ou 20 fatos... Mas ficaria cansativo e chato, sabe? Coisa de blogueiro.
Quando você iniciou nesse mundo medonho e cheio de altos e baixos que é a blogosfera, quais seus maiores desafios?
Não existem desafios, e sim desafio. Assim mesmo, no singular. Acho que independente da natureza dos problemas, todos giram em torno de se conseguir buscar motivação para continuar blogando, por isso sempre afirmo que quem busca fama, reconhecimento e dinheiro... Está no lugar errado e dificilmente continuará nele por muito tempo.
Quando o CP passou a ficar famoso, e como você e o Thiago reagiram?
O CP ficou famoso? Wal!!!! Bom, se ele ficou famoso esqueceram de nos avisar e mais ainda, mandarem os louros da fama!
Mas nossas visitas começaram a aumentar gradativamente, em nenhum momento ouve um "boom" nas visitas, por isso a "reação" foi a mais natural possível, mas podemos dizer que começamos ligando para a empresa onde estamos hospedados (Nós não, o CP) e renegociando o plano.
E depois disso ficamos esperando um convite do Jô Soares para uma entrevista, mas isso ainda estamos esperando, mas por hora o Ronnie Von já estaria de bom tamanho.
Qual sua opinião sobre esse tanto de blogs que aparecem por dia, que muitas vezes não duram 1 mês, não são atualizados, e pior, os blogueiros não têm informação sobre aquilo que passam?
Sou a favor! Pois há cerca de 2 anos atrás nós fazíamos parte desta estatística. E sou adepto da teoria de que quem mais lê e dá relevância aos blogs são os blogueiros, famosos ou pertencentes ao anonimato da rede, tanto faz, são eles. Logo, se tornam importantes para que aquuuela meta que citei na pergunta anterior seja alcançada.
Então que venham mais blogs. Problema é de quem não se adaptar a isso, a onda vai passar de qualquer maneira, não adianta ficar nadando contra que você não conseguirá sair do lugar.
Mas o que acha especificamente de blogs sem conteúdo próprio, que apenas colam de outros, como o CP?
Atualmente 30% do nosso conteúdo é próprio, ou mais. Mas entendi a sua pergunta, eu acho tão normal quanto cagar pelo menos duas vezes ao dia. Hoje inventar a roda é impossível, então qualquer adaptação dela já se torna um diferencial, e é isso que fazemos.
Roteadores de conteúdo norteiam a web, é assim que é, é assim que sempre foi. A diferença está em o que exatamente você está repassando e de que maneira faz isso, tu pode comprovar avaliando quantos são roteadores de conteúdo (99,7% dos blogs) e quantos deles tem uma significativa relevância na blogosfera.
Mas só para constar, neste momento dos 10 posts na home do CP, 5 são conteúdo próprio, ou seja, 50%
O que um blog precisa ter para lhe chamar a atenção?
Gosto de blogs com diferentes temas, então o tema não seria algo a ser destacado aqui, pois a resposta ficaria muito grande.
Mas podemos começar com um capricho no layout e na escrita, e veja que não estou exigindo que alguém escreva sem erros de portuguêis, ops, errei! Corrigindo então: erros de português... Mas sim com capricho. Vamos aos exemplos:
Escrever...
gnt ao invés de gente.
vc ao invés de você.
É nóis no esquema ao invés de o blog está crescendo.
Esses são alguns exemplos, mas claro que um erro de português como "esiste" ao invés de "existe" também seria desagradável.
E a pergunta indiscreta de sempre. Quando ao Papeando.net, o que acha?
Bom, esta pergunta nem sempre é boa de ser feita, ainda mais porque não faço muito o tipo político, porém posso dizer que uns dos motivos do crescimento do Caixa Pretta foram as criticas, quando construtivas, é claro.
Então vamos lá:
Para quem está no blogspot, o layout está muito bom, e a escrita também é impecável, dentro parâmetro que utilizei outrora.
Agora o que não gostei:
O fato de ter um “Leia mais” em TODOS os posts me incomoda muito, e acredito que incomode 85% dos seus leitores, na internet tudo é muito rápido, tudo é muito dinâmico e um “Leia mais” em todos os posts acabam cansando. Se eu estiver errado, o que é bem provável, favor desconsiderar esta opinião.
Aquele “chatzinho” (Que chat? Hehe) na sidebar é realmente medonho, seu blog não é uma sala de bate-papo da Uol, então não deveria tratá-lo como tal. Isso sim considero um problema gravíssimo, e sugiro que “conserte”.
Você recebeu ajuda de outros blogueiros para tornar o CP o que é hoje?
Sim, todos que crescem recebem de uma forma ou outra. É difícil citar nomes, pois com certeza alguém sempre fica faltando alguém.
Mas uma pessoa que realmente ajudou e que seremos eternamente gratos foi Ser Frederico Fagundes, ex-banguela e atual bergamota.
Outros que também ajudaram foi o Budah (Uhull) e mais alguém por aí...
Só para constar que quando me refiro a “ajuda” não estou condicionando isso há links e sim a dicas e toques que considero relevantes.
O seu trabalho como blogueiro atrapalha sua vida pessoal (ou vice-versa)?
De maneira alguma, até porque eu não faço questões de colocar ela em pauta.
Quem é o Guilherme fora da net, do CaixaPreTTa?
Cara, sou exatamente a mesma pessoa.
Mas sei que tu esperava um pouco mais de descrição pessoal e tal, mas considero auto-avaliação algo tão gay, que me recuso a fazer.
Muita gente chegou a dizer que o Twitter será o assassino dos blogs, qual sua opinião?
Que essa gente é a mesma que disse que a internet seria a assassina da TV! Preciso dizer algo mais? Hoje o Marcelo Tas e o Luciano Huck são alguns dos mais seguidos no Brasil, seria por causa da TV que eles ganharam tanta relevância na internet? Pois é.
Concluindo, não acho que o twitter irá assassinar os blogs, pois caso contrário o que você iria linkar naqueles 140 carácteres?
Acho que a vítima do twitter se chama orkut.
Muito obrigado Guilherme, ficamos por aqui. Foi um imenso prazer ter você aqui conosco.
Obrigado.
Espero que você, leitor, tenha aproveitado ao máximo.
Até a próxima...
Futuros entrevistados, em ordem aleatória (já confirmados):
Daiane do VivoVerde
Budah do Uhull
Tiago Nepomuceno do Tirinhas do Sabiá
Duquian do Sedentário & Hiperativo
Siga-nos no Twitter
Papo de Blogueiro com Guilherme Lautenschläger - CaixaPreTTa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 Papearam...:
É isso aí, rapaz!
Sucesso!
Já comi :-)
hauhauhauhaa que mestre! at Fred
A gente aprende algumas coisas nessas suas entrevistas, afinal são bem dinâmicas e elaboradas.
Falta ver a entrevista da Kel, a do F. Neto eu já vi, vou ficar aguarando as outras.
Amplexos
eu pego
Gostei da entrevista...bem descontraida e instrutiva.
Parabéns pela iniciativa!
Tinha que entrevistar alguns seres misteriosos da sociedade secreta "Blogzona"
Postar um comentário
Faça o bem para um blogger, comente. Pois comentar não tira pedaço!