Câncer: Viva Sem Dor é uma campanha educativa do Centro de Dor e Neuro-oncologia do Hospital 9 de Julho baseada em ações educativas e gratuitas para a população leiga e profissionais da área da saúde, a respeito do tratamento da dor oncológica. Seu tema segue em alinhamento – pelo segundo ano consecutivo – à campanha da IASP-International Association for the Study of Pain (USA).
Ao longo de 2009 serão realizadas palestras com renomados especialistas do Brasil e do Exterior, além de podcasts, chats e formação de grupos de apoio psicológico para pacientes e seus familiares, sempre com foco nas nas diferentes possibilidades terapêuticas para uma melhor qualidade de vida aos portadores de câncer.
Missão
Promover a conscientização da população sobre a importância do tratamento da dor oncológica como adjuvante ao tratamento da própria doença, garantindo mais expectativa e qualidade de vida aos portadores de câncer e seus familiares.
Mais de 10 milhões de pessoas no mundo inteiro são diagnosticadas com algum tipo de câncer anualmente. Dos adultos em tratamento, 2/3 apresentam estágio de doença avançada, com experiência de dor. Em crianças, o quadro é similar.
Em paralelo a esses dados, de 15 a 25% dos pacientes desenvolvem o quadro de dor crônica causado pelo próprio tratamento, como por quimioterapi, radioterapia ou procedimentos cirúrgicos, que afetam o sistema nervoso ou musculoesquelético.
Dentre as consequências devastadoras da dor do câncer estão a imobilidade, que resulta em incapacidade funcional, a ansiedade, o isolamento social e a depressão.
Embora muitos tipos de câncer possam ser diagnosticados e tratados precocemente e mais pacientes estejam sendo curados a cada ano, as estatísticas mostram que muitas pessoas ainda sofrem com a dor gerada pela doença. Dentre as várias razões para isso temos a "opiofobia" (medo de uso de medicamentos à base de opioides) entre médicos, enfermeiros, pacientes e seus familiares, assim como o desconhecimento sobre as indicações cirúrgicas para essa finalidade. Aliados a esses fatos, encontram-se as restrições governamentais a medicamentos para dor, bem como limitações financeiras dos pacientes.
Derrubando Mitos
Muitos pacientes com câncer aceitam a dor provocada pela doença como uma decorrência natural. Alguns ainda acreditam que, ao tratar especificamente a dor, o médico irá perder o foco e a atenção no cuidado com a sua doença. Mas essa visão não está correta, assim como não é verdade que apenas pacientes em estágio terminal devem receber terapia para a dor.
Controlar a dor - em todos os estágios da doença - não só é possível como é direito do paciente oncológico, pois uma dor não controlada acaba por comprometer a física e emocionalmente o indivíduo, limitando sua resposta ao tratamento.
Além da dor que acomete os portadores de câncer, a doença por si só provoca importante interferência no campo psicossocial do indivíduo, que, mais uma vez, pode interferir na condução do seu tratamento.
Saiba mais e participe da Campanha Viva Sem Dor.
Site: http://www.centrodedor.com.br
Blog: http://www.centrodedor.com.br/blog
Campanha: http://www.centrodedor.com.br/vivasemdor
Adquira também, gratuitamente, o kit da campanha, composto de uma camiseta, um folder que lhe informará bastante sobre o câncer e seus tratamentos, além de um ímã de geladeira, para anotações. (Eu já ganhei o meu, é gratuito mesmo)
Fonte: Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional
Siga-me no Twitter @ArthurPA
Siga o Papeando.net no Twitter @Papeandonet
Siga também o Viva Sem Dor @vivasemdor
Viva Sem Dor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Papearam...:
Postar um comentário
Faça o bem para um blogger, comente. Pois comentar não tira pedaço!