A maçonaria também é conhecida por ter vários símbolos, mas a população no geral desconhece o significado desses símbolos. Vou tentar passar de uma forma clara o que alguns símbolos significam, claro que não vou citar todos, pois são muitos, vou citar apenas aqueles mais conhecidos e relevantes.
O Compasso e o Esquadro
Esse símbolo é sem dúvida o mais conhecido da maçonaria, a maioria das pessoas que o veem já sabem que tem ligação com a maçonaria, mas poucas sabem o seu significado.
Ele é o sinal distintivo do Venerável Mestre (presidente da loja) porque representa a Justa Medida.
A justa medida quer dizer retidão. Lembra aos maçônicos que todas as suas medidas devem ser calculadas, e serem realizadas com serenidade, bom senso e espírito de justiça. Faz ao iniciado lembrar o compromisso de sempre agir dentro da perfeito honestidade.
O Compasso
Esse é um símbolo de espiritualidade e conhecimento humano. Como é um símbolo de espiritualidade, sua posição sobre o Livro da Lei varia conforme o Grau. O seu significado é ainda muito mais amplo, podendo ser entendido como símbolo da justiça. Simboliza a exatidão da pesquisa e ainda a imparcialidade e infalibilidade do Todo Poderoso.
O Esquadro
É visto como símbolo da retidão. É a primeira das chamadas Jóias Móveis de uma Loja. O esquadro, diferente do compasso, representa a matéria, por isso, em Loja de Aprendiz, ele se apresenta sobre o compasso.
A letra G
Significa Deus. Pois a palavra Deus se inicia em G em vários idiomas, como em alemão, inglês, sueco e persa.
O Delta Luminoso
Também conhecido como Triângulo Fulgurante, significa na Maçonaria o Supremo Criador de todas as coisas, cujo olho luminoso é o Olho da Sabedoria e da Providência, que observa tudo que vê e provê. Ele simboliza também, os atributos da Divindade: Onipresença, Onividência e Onisciência, que o verdadeiro maçon tem como lembrete divino de sua suprema relevância para sua vida.
Não sendo uma religião, a Maçonaria compreende e reverencia todas as crenças e cada maçom pode ter no Delta Luminoso a representação de todos os sentimentos de religiosidade.
Ele é como uma lembrança para uma advertência permanente, traduzida pela compreensão fraternal, que não procura sobrepor a importância de qualquer religião em particular, as demais profissões de fé.
Bom pessoal, por hoje é só e semana que vem, venho lhes contar mais coisas sobre a maçonaria.
A Maçonaria e seus mistérios II
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 Papearam...:
Olá, o Apareceu na Net está de cara nova. Acesse http://apareceunanet.blogspot.com e confira!!! Nossos parceiros receberam um espaço especial! Em dezembro, 1 ano no ar!!!!!!
Postar um comentário
Faça o bem para um blogger, comente. Pois comentar não tira pedaço!