1979 - Tropas francesas invadiam Bangui, a capital da República Centro-Africana para derrubar o ditador local.
Sim, mas, o que há de mais nesta notícia?
Bom, nada, a não ser, o fato deste ditador ter sido Jean-Bédel Bokassa. Uma figura sinistra, dotada de um
Entre 1972 e 79, foi responsável por barbáries, enquanto seu país morria na miséria, mas nem isso foi motivo de tanto alarde.
Bokassa nasceu numa pequena tribo, em Bobangi, em 1921. Foi educado por missionários católicos, mas virou herói, quando soldado, por ter lutado na 2ª Guerra ao lado das tropas francesas. Quando seu país se tornou independente da França, em 1960, era capitão e, primo do presidente... Bom, virou general.
Tirou o primo do poder, assumindo em 66 e rasgando a Constituição. Em 1972 declarou-se presidente vitalício.
Em 1976 se autoproclamou Imperador Bokassa 1º. A cerimônia de coroação custou US$ 30 milhões, claro, aos cofres públicos, e sabe aquele trono ali em cima? É, aquele mesmo em forma de águia, não se espante, falei que ele tinha um
Em 1979, estudantes fizeram um protesto, numa escola primária, contra o governo, e a guarda imperial metralhou 100 crianças, dai, então, somente, a França se desvencilhou do amigo, assim que as tropas francesas foram ao trabalho.
Invadindo o palácio, veio a descoberta do mistério... Os inimigos de Bokassa, que sumiam num piscar de olhos, num passe de mágica, estavam lá, nos freezers do ditador e logo iriam para o prato.
O Imperador foi condenado à morte, depois reduzida à prisão perpétua, mas foi solto em 1993, quando foi recebido como herói pelo povo... dizendo ser o 13º apóstolo de Cristo.
0 Papearam...:
Postar um comentário
Faça o bem para um blogger, comente. Pois comentar não tira pedaço!