A maçonaria e seus mistérios


A maçonaria é misteriosa até na data de sua criação, alguns dizem que foi no ano de 1175 e outro que foi no ano de 1717. E podemos usar as duas datas como criação da maçonaria, mas a que eu uso é a de 1175, que foi realmente quando o princípio dela foi criado. Em 1717 foi criada a Maçonaria Moderna, que é a que existe até hoje.

A história é a seguinte: Em 1175 pedreiros ingleses que construíam as capelas do seu país, querendo guardar o segredo das construções góticas que tinha na Inglaterra, se organizaram sob a proteção de São João Batista.
E assim foi até 1547, quando Eduardo VI terminou com a fraternidade. Os outros integrantes fundaram a Sociedade dos Pedreiros Livres e no século XVII abraçaram o Deísmo e construíram o templo da humanidade. Nesse ponto a sociedade já tinha se espalhado por vários países da Europa. Em 1717 teve início a Maçonaria Moderna, que visava espalhar o Deísmo, os preceitos naturais e unir os homens sem distinção religiosa, mas a Grande Oriente de França, começou a aceitar ateus, o que não era permitido e por causa disso, correu a grande separação da maçonaria, nascendo então as duas primeiras grandes potências maçônicas do mundo. A francesa e a inglesa.

Esse rompimento deu origem a essas duas maçonarias a Grande Loja Unida da Inglaterra e a Grande Oriente de França, sendo que a francesa agora aceita ateus, também e uma não reconhece a outra. Lembrando que as duas são regulares, apenas não aceitam entre si por discordar em alguns conceitos. Se você está pensando o mesmo que eu, sim, é igual criança mimada, que quando uma discorda da outra fala: “Não vou mais brincar com você.”

Já em 1738 a briga foi com a igreja católica (como sempre ela se metendo onde não é chamada), os católicos são proibidos, pela igreja, de pertencer a Maçonaria e é considerado um pecado grave, com isso o fiel que participar não poderá jamais se aproximar da sagrada comunhão. O primeiro documento que condenou a maçonaria data de 28 de abril de 1738 e é a bula do Papa Clemente XII, com o nome de “In Eminenti Apostolatus Specula”. Provavelmente essa perseguição se deve ao segredo maçônico, que assim impedia os cardeais de terem controle sobre a fraternidade, e também pela liberdade religiosa. Devemos levar em conta que o autor da constituição de 1723, que define a maçonaria como ela é hoje, é o pastor protestante James Anderson, ou seja, existe uma grande influência cultural da Reforma Protestante em seu conteúdo.


O nosso papo de hoje termina por aqui, na próxima semana papearemos um pouco mais sobre a maçonaria. Não percam!

1 Papearam...:

Marcus disse...

Numca entendi muito o que a maçonaria prega, mas teria curiosidade de um dia participar de uma reunião.

Postar um comentário

Faça o bem para um blogger, comente. Pois comentar não tira pedaço!

 
©2009 .: Papeando.net :. | Template by TNB | Modificado por Arthur Alves