Papo de Blogueiro com Carlos Ruas - Um Sábado Qualquer

Imagem Papeando


Nome: Carlos Henrique Ruas Bon
Idade: 24
Atividade: Designer Gráfico
Blog: www.UmSabadoQualquer.com
Cachê pela entrevista: 1 milhão já esta de bom tamanho...


Olá, Carlos, seja bem vindo, acomode-se, é um prazer receber você em nosso cafofo, digo, em nossa casa.

O seu trabalho no Um Sábado Qualquer tem sido muito reconhecido, não só de agora, pois o acompanho há alguns meses. Quando você o criou, e quais suas expectativas para ele?


Não fazia ideia da reação do público quando o criei. Eu apenas tinha percebido que o Brasil estava muito fraco com relação à tirinhas virtuais. Os melhores se resumiam em 5 ou 6 blogs, e como eu sempre gostei de ilustração percebi que poderia entrar neste mercado e competir com os grandes.


Você imaginou que em poucos meses ele faria todo esse sucesso?

Não, achei que fosse algo muito mais demorado, ou que nem iria chegar lá. Mesmo um trabalho sendo bom ele precisa de visibilidade, que é o mais difícil de conseguir. Após 3 meses, mandei um e-mail pro Jacaré Banguela falando do meu trabalho, depois de umas semanas ele publicou minhas tiras em seu blog. Meus acessos passaram de 50 para 700 diários! Agradeço muito a ele, pois foi desse ponto que meu blog teve o primeiro empurrão, foi o primeiro passo para ficar visível nacionalmente, depois disso a inércia deu conta. Creio que o passo mais difícil seja esse começo, o empurrão inicial, depois as coisas vão acontecendo.
O boca a boca também foi fundamental.


Sempre com bom humor, ele trata de um assunto polêmico. Podemos interpretar de várias maneiras, mas afinal, o que, de fato, você tenta passar com suas tirinhas?

No início achei que seria mandado pra o inferno por alguns. Não é tão simples lidar com "DEUS" e "HUMOR", Mesmo sendo um tema light sempre tem os mais radicais. Mas por incrível que pareça consegui agradar Cristãos e Ateus.

Creio que o motivo disso foi a simplicidade das tiras, pois eu não falo mal de nenhuma crença. Eu nem falo de crenças. Eu falo sobre “DEUS”, e o que poderia ter ocorrido nesse período de criação. Por exemplo: Adão e Eva viveram 900 anos juntos (segundo dados bíblicos). Eles eram humanos, como qualquer casal, você leitor conseguiria viver 900 anos com a mesma mulher? Tem gente que não consegue nem 1 ano, então eu costumo refletir sobre esses fatos "O que poderia ter ocorrido nesse tempo?

Com certeza adão propôs uma relação aberta ou coisa dos tipo." Além disso eles tiveram brigas,momentos constrangedores, se divertiram muito, pois eram um casal como qualquer outro, mesmo não tendo umbigo (pergunta que não quer calar).

Então tento falar sobre esses detalhes, detalhes que eles não escreveriam na bíblia. E aos poucos fui recebendo e-mails de católicos e ateus elogiando meu trabalho. Isso foi fantástico!


Você é ateu? Para alguns essa dúvida fica no ar...

Não posso revelar no que acredito. Assim estarei escolhendo um lado, a balança pode pesar mais para um lado e o outro se sentir discriminado e não levar mais fé no que eu digo sobre eles. Prefiro ser o garoto em cima do muro, vendo os cristãos de um lado, os ateus de outro, eles entrando em guerra nos EUA

Tento reunir toda essa informação e fazer algo que agrade a ambos. Por exemplo:
Segundo a ciência o mundo tem em média 13 bilhões de anos, isso é um fato provado. Já a bíblia diz que deus criou o mundo em 7 dias. Isso cria uma outra pergunta polêmica "Se nós somos o plano divino da existência de tudo, se tudo se resume no ser humano, por que raios ele esperou 13 bilhões de anos para nos criar? O que fez nesse tempo?".

Agora como podemos unir essas informações? Se ambos fossem verídicos, como poderíamos explicar isso? Bem, a minha ideia, baseada no humor, é que ele teria um superior, é claro, todos temos um superior no trabalho. Porque deus não teria? Se eu for lançar um livro não quero que saibam que tenho um superior, assim fez Deus na bíblia. Com certeza ele foi incumbido de fazer uma raça superior, mas relaxou quando viu que teria um prazo maior que 16 bilhões de anos, nesse tempo ele ficou sobre sombra e água fresca. Quando foi cobrado de seu superior teve de fazer tudo em cima da hora, em apenas 7 dias finalizou a tarefa, é claro que seu chefe ficou satisfeito mas tudo feito em cima da hora deixa pequenos errinhos. Por isso que o ser humano tem muitos defeitos. , isso explica nossos problemas sentimentais.

Assim crio duas visões em um quadrinho, uma visão ateísta e uma cristã. Agradando a ambos os lados. Espero que continue assim.


Quanto tempo você direciona ao seu trabalho no blog? Ele chega a atrapalhar sua vida pessoal, ou vice-versa? rs

Atrapalha bastante, minha namorada diz que eu só penso em meu blog, já brigamos sério por causa disso, pelo menos não é ciúme por outra mulher, sempre temos que ver o lado positivo da vida. Às vezes deixo de sair com os amigos para fazer tirinhas, não tenho muito tempo sabe, chego as 9 da noite em casa, cansado, é nesse tempo que entro no msn, vejo meus e-mails etc.
Saio as 9 da manhã para trabalhar, costumo acordar 2 horas antes para poder criar algo. Mesmo tendo pouco tempo, faço o possível para não deixa-lo sem atualizações diárias, mas nem sempre consigo.

O tempo que me dedico não é o que eu queria, creio que 2 ou 3 horas diárias. Queria poder me dedicar todos os dias! Assim poderia fazer vários outros projetos paralelos, outras tiras, longas, criar gibis... Mas ainda chegaremos lá. Tenhamos paciência.


Qual a maior dificuldade em trabalhar com tirinhas? E o que você diz para quem está começando com isso, e quer ter sucesso?

A maior dificuldade para mim é quando as ideias acabam, preciso fazer uma tira para amanhã, porém não consigo mais pensar em nada, dá um desespero do caramba! Fico pensando se um dia as ideias irão acabar. Mas sempre surge uma luz em cima da hora, creio que é Deus querendo ler a próxima.

Para quem estiver começando, não crie um blog achando que vai ganhar dinheiro, junto de você existem milhões, conheço grandes blogueiros que até hoje estão na batalha e não ganham nada. Crie por prazer, por gostar, por ter excitação de fazer aquilo, é como um hobbie! Se tiver um diferencial, se for bom, criativo, diferentes dos outros, se der sorte, as coisas vão acabar acontecendo pra você.


Qual a média de visitas do USQ?

Hoje o blog tem 9 meses de vida, estou com uma média de 10 a 11 mil visitas diárias. Se tratando de um blog de tiras estou muito feliz.


Você lucra com ele, o suficiente para quem sabe manter-se como um blogueiro profissional?

É meu grande sonho! Dedicar todos os meus dias ao blog! Assim poderia investir mais nele. Criar muitos outros projetos! Estou louco para fazer outras histórias, longas, sobre outros temas, expandir meu mundo ilustrativo, criar uma lojinha on-line, mas tudo isso se resume numa coisa, tempo! E é o que não tenho no momento.

O problema é que como qualquer ser humano eu trabalho, preciso ter meu pão de cada dia. E isso me impossibilita de fazer mais coisas além do meu limite de dedicação diário ao blog. Espero um dia ainda poder ter esse tempo. E é muito arriscado você sair de seu emprego para investir em algo que ainda não te dá um retorno de sustento. Como será o mês que vem?

Comecei esse mês a procurar anunciantes, patrocinadores, ainda estou neste processo, espero que dê retorno. Caso dê, poderei aos poucos me dedicando cada vez mais.


Quem é Carlos Ruas, no dia-a-dia, por trás do USQ?

Ih, rapaz, até eu estou querendo saber. Estou no mercado de trabalho há 3 anos, como Designer gráfico, mas irei te confessar que minha grande paixão sempre foi o circo! Sou malabarista, mágico e palhaço, já perdi a conta de quantas animações de festas e eventos beneficentes já fiz, mas sempre teve de ser um hobbie, porque no Brasil não tem como sustentar uma casa e família como palhaço.

Cheguei a arriscar, larguei tudo e fiz um ano de teatro! Investi muito! Cheguei até a montar um grupo, mas de todo dinheiro que coloquei no teatro, em um ano de investimento, só tive retorno de 1/3 desse dinheiro, ai complica. Voltei pro Design.

Minha maior realização como designer foi o blog, estou bem feliz hoje em dia e não pretendo fazer mais aventuras profissionais. Minha mãe agradece.


A pergunta indiscreta de sempre, seja sincero. O que você achou do www.Papeando.net?


Gostei.


Ah, já ia esquecendo. Alguns leitores pediram para eu perguntar, quem, afinal é o “chefe” de deus no blog... rsrs

Você acha que eu sei? Pergunte pra deus!
Olha, eu ainda tenho minhas dúvidas, mas acho que é o Google.


Bom, nossa entrevista chega ao fim, muito obrigado, foi um prazer, Carlos!

Eu que agradeço, Arthur, obrigado a todos.


É isso aí, pessoal, semana que vem tem mais Papo de Blogueiro, aguardem...

Abraços,
Arthur Alves




Siga-nos no Twitter @Papeandonet

7 Papearam...:

Anônimo disse...

"Chefe" de Deus, mas que palhaçada é essa. Garoto em cima do muro, Deus não leva isso em conta.

Quem não está em um lado está no outro. Agradar a todos? Isso é um dos piores erros, o maior e usar Deus como ser comico.

Uma hora ele vai te pegar e o Diabo que vai achar engraçado vai rir e muito de você, alias já está rindo.

Deus não possue Chefe ele é O Chefe. Os demais possuem um chefe, Deus não.

Anônimo disse...

Porcaria de entrevista e de entrevistado

Antonio Fernandes disse...

anonimo 1:
ele não falou que é oficialmente em cima do muro... ele falou que fica em cima do muro apenas em questões do blog, para que não agrade nem só aos crentes como aos ateus tb, e vice versa...
se voce não gostou do tipo de humor, tem outros 11 mil que gostam, entao vá cuidar da sua vida.
anonimo 2:
pelo menos ambos os blogueiros são pessoas de sussesso, enquanto voce é um ninguém na vida...
ciumes :D
USQ é o melhor que ta tendo!
Carlos Ruas, sou seu fã! \o/

Anônimo disse...

A genialidade tem limites, a imbecilidade não! Povinho tem mania de ameaçar com o diabo ou com um deus vingativo que te manda pro inferno quando não gosta de uma atitude.

Lily Braun disse...

"Uma hora ele vai te pegar e o Diabo que vai achar engraçado vai rir e muito de você, alias já está rindo."

Hahahahhaa... olha, quanto ao Luciraldo eu não sei, mas eu já to rindo muito... do seu comentário.

USQ detona!!! =D

Rosely disse...

Carlos, vc é muito engraçado e, melhor, muito inteligente. E tão novo, com tanto conhecimento. Virei sua fã.
Rosely

Débora disse...

Eu conheci o blog do Carlos tem poucos dias e já estou viciada!!! Além de muito inteligente, tem uma criatividade fantástica. Ele sabe tratar de um assunto delicado sem ofender ninguém. Parabéns, e espero que ele consiga ter mais tempo para o blog!

Débora

Postar um comentário

Faça o bem para um blogger, comente. Pois comentar não tira pedaço!

 
©2009 .: Papeando.net :. | Template by TNB | Modificado por Arthur Alves