Educação?


Não
é de hoje que o ensino público brasileiro vem sendo criticado pela sua falta de qualidade, pela falta de investimento do governo e abandono das escolas. O reflexo de tudo isso está no alto índice de analfabetos funcionais, pessoas que sabem ler, mas não interpretam o que estão lendo, que chega a 30% da população brasileira. Além deles, o Brasil também conta com um grande número de analfabetos, cerca de 11% da população e também mais de um terço dos jovens entre 18 e 24 anos, não estudam.

O governo tenta por meio de programas para a família estimular a ida dos jovens para a escola, claro, isso é a mesma coisa que tapar o sol com a peneira, pois o programa de avaliação continuada, juntamente com a falta de recursos das escolas públicas faz com que o aluno passe de ano sem aprender e se forme sem nem saber ler e escrever direito, e as bolsas da vida se fazem inúteis, pois apesar de o dinheiro, que é praticamente insignificante, dar a possibilidade dessas pessoas comerem e não precisarem do trabalho dos filhos, eles também geram um custo ao estado que poderia ser revertido em investimento na educação, assim os alunos sairiam muito mais capacitados, sabendo realmente ler, o índice de analfabetismo funcional cairia e a renda dessas pessoas iria aumentar.
Como se não bastasse isso, os professore também não são devidamente reconhecidos, têm salários baixos e condições de trabalho ruim, como a falta de infra-estrutura que vemos em muitas escolas e também muito aluno para um único professor, tudo isso comprometendo visivelmente o aprendizado do estudante.

A educação no Brasil está melhorando aos poucos, mas a média nacional de 4,2 ainda está muito baixa se comparada com a média dos países desenvolvidos que é de 6. Para chegarmos nesse nível, terá que ser feito muito mais do que ceder alguns bônus para as escolas, aumentar o salários dos professores e inventar uma jornada dupla para os alunos, é necessário muito investimento em infra-estrutura e também uma contratação significante de professores.

0 Papearam...:

Postar um comentário

Faça o bem para um blogger, comente. Pois comentar não tira pedaço!

 
©2009 .: Papeando.net :. | Template by TNB | Modificado por Arthur Alves